segunda-feira, 9 de dezembro de 2013

Sem dúvidas no ar (Futebobos 16)

O texto abaixo foi postado em meu antigo blog, o donideias009, em 12 de junho de 2010. Portanto, no início da Copa da África. A do Brasil está às portas. O tema no momento, também ressurge após as trágicas imagens da selvageria do jogo entre o Atlético Paranaense e Vasco da Gama em Joinville (SC). De tudo que acumulei de leituras sobre as atitudes pernósticas do futebol, aqui vou escrever com todo gosto.
Ah! Não vejo a hora da Copa começar! Afinal não basta ser feito de otário só com impostos, péssimos serviços públicos, violência....
Faço parte do zero vírgula zero “alguma coisa” por cento, que não dá a mínima para futebol e tão pouco Copa do Mundo! Sendo assim, na atual conjuntura sou classificado pelo senso comum reinante nestas paragens tupiniquins, “do contra“, “chato“, “não patriota” e outras bobagens! Futebol é uma das poucas coisas que na vida “desaprendi” a admirar e gostar. Poderia aqui contar mil historinhas de vida que provariam ao caro leitor, que futebol é algo muito irrelevante para mim, mesmo em épocas de jogos da seleção válidos para a Copa do Mundo! As melhores lembranças que tenho do futebol vem na realidade das maravilhosas crônicas de Nelson Rodrigues. Escritor, dramaturgo e jornalista escreveu as principais obras do gênero; “À Sombra das Chuteiras Imortais“, “A Pátria em Chuteiras“, “Fla-Flu e as Multidões Despertaram.” Torcedor e cronista do futebol, traduziu como ninguém a “neuras” que domina o povo em épocas de Copa do Mundo. Assim ele escreveu “A Pátria em Chuteiras”; “A partir do segundo gol, algo mdou no destino do Brasil. Este começou a ser uma grande potência. E, hoje, acordamos, todo com a fronte erguida e fatal dos profetas. Neste momento, a crioulinha, a favelada e descalça, tem um halo de Joana d’Arc. E o brasileiro pé rapado, mais borra-botas, enrola-se num manto como um Rei Lear.”(Fatos & Fotos, 16/06/1962) Desta forma comentou um jogo da seleção brasileira na Copa de 1962. Descobri então que há vida inteligente neste país, mesmo vindo do futebol!

Nenhum comentário:

Postar um comentário