sexta-feira, 13 de dezembro de 2013

Aventura Fittipaldi

Olhando com mais atenção nossa história, vamos encontrar brasileiros geniais e empreendedores. Sujeitos ousados diante do seu tempo. Em vez de "protestos" e discursinhos rancorosos contra o sistema, quase de forma silenciosa foram à luta. Deixaram um legado incomparável e incontestável. Em cada área vamos encontrar o gênio de um setor. Barão de Mauá abriria a lista de muitos que 
poderíamos com certeza incluir Amador Aguiar, Roberto Marinho, Silvio Santos e Antonio Ermírio de Moraes em se tratando de redes de comunicação e setor industrial. Nos esportes, prefiro entender que a família Fittipaldi deixou um legado para a história do automobilismo brasileiro que com certeza, jamais será superado. Emerson talvez tenha reunido em torno de si toda essa expansão. Só mesmo um gênio das pistas poderia no auge de sua carreira, trocar o conforto de um bi campeonato de Fórmula 1 e partir para um projeto quase insano para época. A construção de um carro e uma equipe de F1 genuinamente nacional. E assim a família Fittipladi partiu para esse projeto em 1974. A despeito dos críticos da época e os tantos problemas surgidos, os feitos do projeto são admiráveis. Emerson não ganhou corridas com o Fitti FD como cansou de fazer na Lotus e McLaren. Tão pouco foi campeão pela categoria Top do automobilismo mundial. Mas abalou o circo da Fórmula 1 mostrando inovações técnicas. Busquei pra resumir nos arquivos da Revista Racing e um livro do Luciano Pires (Brasileiros Pocotó), os dados sintetizados abaixo:
Equipe Copersucar Fittipaldi - 8 temporadas na Fórmula 1
Total de pontos da equipe = 44 
Melhores posições: 1 segundo, 2 terceiros, 5 quartos, 4 quintos e 7 sextos.
Detalhe: A Williams campeã por vários anos e ainda hoje na categoria somou na mesma época 21 pontos
Mundial de 1978 = Somou 17 pontos. Ficou na frente da McLaren, Willians, Renault e Arrows.
1980 = A Fittipaldi ficou 11 pontos à frente da Ferrari e Alfa Romeo.
É parte dos grandes feitos da equipe de Emerson e seu irmão Wilson. Mas apesar disso, em 1983 por falta de apoio e patrocinadores a equipe fechou. Nomes famosos fizeram parte do time. Keke Rosberg por exemplo, pilotou pela equipe e no ano seguinte foi campeão pela Williams. Hoje seu filho Nico é piloto da Mercedes. Adrian Newey foi projetista na equipe de Emerson. Hoje é o responsável pela imbatível Red Bull. Mas o que importa é o legado deixado. Emerson com o fim da equipe foi para os EUA e foi campeão pela Indy. Um gênio dentro e fora dos carros. Orgulho nacional. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário