quinta-feira, 19 de janeiro de 2012

"Vada a bordo cazzo!"

fonte: blogs.estadao.com.br/diogosalles17janeiro2012



Naufrágio na Itália. Navio ultra luxuoso com quatro mil a bordo. Uma cidade flutuante, com quatro grandes piscinas, um centro aquático, dois mega auditórios para duas mil pessoas, cinco restaurantes enfim o supra sumo do luxo turístico! Mas o capitão... Que coisa heim!? O capitão do navio, Franceso Schettino autorizou uma manobra arriscada, não autorizada e trágica para "homenagear" amigos! E deu no que deu. E pior! Abandonou o navio enquanto os passageiros agoniavam por suas vidas. Já fora do navio quase tombado, levou um "pito" do comandante da  Capitania dos Portos de Livorno , Gregório de Falco; "Volta a bordo c....!!" Bairrismos à parte, esse conjunto de absurdos num misto de arrogância, covardia e irresponsabilidade deram o tom ao fato que comprova que a execução de bobagens de grande repercussão não é monopólio latino americano. Brasileiros no caso, volta e meia criticados inclusive pelos europeus que historicamente sempre nos trataram com desdém! Lembrem-se de Jean Charles assassinado na Inglaterra por "engano" pela própria polícia. De brasileiros turistas ou não humilhados e destratados nos aeroportos espanhóis entre outros tantos fatos! Schettino justificou ao comandante Falco,  que "Mas se dá conta que aqui está tudo escuto e não vemos nada?" Irado, o comandante pelo rádio "detona" o capitão "covardão!" "Vada a bordo cazzo!" A frase hoje é tema de camisetas na Itália. A tragédia gerou 11 mortos, duas dezenas de desaparecidos, um prejuízo incalculável e a prova  de que errar é humano, mas independe de nacionalidade ou cultura. O comandante Gregorio de Falco é um herói nacional hoje na Itália. Sua resposta indignada ao capitão do navio, resgatou outros itens essenciais a nossa humanidade. Indignação e solidariedade.

Bem feito!

Este simplório blog não foi pensado para reproduzir notícias em detalhes. Objetivamos trocar idéias, provocar debates e criar alguma polêmica com nossos atentos leitores. Há anos (exatamente doze!) ouço por aí sobre a inutilidade do reality show da Rede Globo. Da baixaria, das cenas exageradas de nudez e provocação sexual. Há anos ouço também sobre a precariedade intelectual dos participantes. Da pouca ou quase nenhuma cultura letrada dos moçoilos e moçoilas previamente selecionados para se tornarem celebridades instantâneas.. Entre fortões e gostosas, óbvio todos muito "bonitos" (modelos, né?) e para variar um ou outro personagem fora dos padrões para disfarçar. Mas há anos que vejo também a altíssima audiência que essa "coisa" dá! Nenhuma análise sociológica dá conta ano a ano de interpretar essa infindável ânsia de bisbilhotar a vida alheia pela tv, mesmo que ela descaradamente dê mostras de autêntica farsa, manipulação e dirigismo. E eis que neste janeiro de 2012, a Globo experimenta do próprio veneno. O suposto estupro de uma das "participantes" mostrado supostamente ao vivo, rendeu assunto para as mídias sociais na Web. Foi a vitória final da internet! Eis o autêntico realismo social. E rendeu o que rendeu! Bem feito! Bem feito pra todo mundo! A Globo já não dá conta da própria manipulação. Alguém um dia abre a boca. Por exemplo, o meninão expulso do programa, por mais que tenha contrato para não revelar se estuprou ou não a "participante", um dia abre a boca! Daí tudo ficará mais claro ainda! Essas drogas televisivas ocupam um grande vazio deixado pelo estado lastimável de nossas escolas. Da nossa Educação brasileira que sucumbe a cada dia neste mar de imbecilidade. 

segunda-feira, 16 de janeiro de 2012

Clark

Em tempos de férias escolares, rever alguns clássicos das comédias é um ótimo e barato programa! A série de quatro longas, Férias Frustradas, estreladas por Chevy Chase e Bervely D'Angelo, são filmes inteligentes  e garantia de muita gargalhada! A origem da série está nos anos 80. Começa com Férias Frustradas em 1983. Férias Frustradas na Europa é de 1985. A seqüência e o melhor de todos é o Férias Frustradas de Natal de 1989. A série original termina em 1997 com Férias Frustradas em Las Vegas. Em todas, a família Griswold planeja o melhor para suas férias, mas algo sempre dá errado, principalmente tendo as trapalhadas de Clark Griswold que na melhor de todas as intenções de um preocupado chefe de família acaba cometendo os mais incríveis absurdos. E inclua-se os parentes dos Griswold, entre eles a família do primo Eddie. Todos os filmes reúnem situações tipicamente familiares. As férias e as viagens são panos de fundo para a discussão de temas contemporâneos e relevantes. A infância, a transição para a adolescência, as relações entre casais e todas as crises que podem advir nas mais variadas formas possíveis nos relacionamentos familiares. Vendo e revendo todos os filmes, algo legal fica no "ar", apesar de tudo e de todos, a família Griswold se mantém unida e Clark é um grande sujeito com um coração que todo pai que ama os seus poderia ter! As férias (as nossas) estão quase no fim, mas ainda dá tempo de locar ou fazer um download de algum destes filmes da série! Boa diversão. Se ver algum e quiser comentar aqui no blog, seus comentários serão bem vindos!