quinta-feira, 2 de janeiro de 2014

A verdadeira retrospectiva 2013. Parte 3.

O Facebook oferece um aplicativo que seleciona o que de melhor postamos lá! Fiz uma seleção de posts que considero relevantes. Passei a interagir nesta rede social tendo em vista que a maioria dos internautas quase não leem mais os blogs independentes. Mas continuamos firmes aqui! Eis a parte 3 da retrospectiva.

Outubro 1 - Aniversário, professores, concursos... (13/10)

Ohhhh! Governo de SP, anuncia concurso para preencher 59 mil cargos de professor na rede estadual! Ohhh! Governo de SP anuncia que até 10 de outubro, 133 mil candidatos já fizeram suas inscrições para o concurso. Ahhh! O Governo de SP e do resto do país não leem jornais. Segundo dados de entidades sindicais da capital do maior estado da União, justamente de SP, 8, isso mesmo 8!!!!!!!!!!, professores exoneram das redes públicas de ensino por dia. Se duvida, né? Então clica aí! 


Outubro 2 - Aniversário, professores, concursos... (13/10)

Aí professorada! Não se deixem iludir pelas homenagens que serão realizadas pelos meios de comunicação, instituições públicas e privadas no dia 15 de outubro. Somos a categoria profissional mais maltratada da classe trabalhadora brasileira. Dados recolhidos de diversas pesquisas divulgadas na Revista Caros Amigos especial Educação, o professor brasileiro num ranking comparativo de salários em países em desenvolvimento tem a 18° colocação em 29 pesquisados. Perdemos para a Nigéria, Malásia e Índia. O salário do professor é apenas 60% do que no comparativo com outras profissões de igual formação em curso superior. Rede Globo, Dilma, PT, PSDB vão fazer homenagens pra tuas mães canalhas!!!!!!!!

Outubro 3 - Aniversário, professores, concursos... (17/10)

Cenas. A "Revolução Cultural" na China em 1966 tinha como objetivo essencial o extermínio dos "Quatro Velhos": velhas ideias, velha cultura, velhos costumes e os velhos hábitos. Para atingir os objetivos do Partido Comunista liderado por Mao Tse-tung, entre outros setores, os professores universitários foram perseguidos, humilhados e executados. Foto do Li Zhensheng.

                                                 

                              Outubro 4 - Espinafrando os "des"bibliografados (19/10)

Não sou xiita fundamentalista ou sigo qualquer doutrina sócio cultural estrábica o suficiente para sair quebrando ou destruindo o que seja lá o que for. Sendo assim, meus CDs do Chico, Caetano, Gil e alguns do Roberto Carlos continuam preservados, apesar do papelão que todos andam mostrando ao país recentemente. Quem diria que a genialidade e a contestação sucumbiram ao dinheiro em nome da privacidade? É do Belchior que é da mesma época, a letra de "Como nossos pais" cantada pela Elis. "E a juventude tá em casa guardada por Deus contando vil metal..."


Outubro 5 - Comentando o filme do ano. (20/10)

Gravidade é mais que um filme. Outro sobre espaço. Outro sobre uma possível "odisseia" entre homens, planetas ou alienígenas. Trata-se de uma experiência sensorial diferenciada. Na realidade, o que é mostrado na tela ajuda teu cérebro a entender que o maior "vilão" do cinema jamais será vencido. Trata-se da imensidão infinita do espaço. Formidável! Vá ver no cinema em 3D. Se meus cálculos não estiverem equivocados, é o FILME DO ANO DE 2013!
22/10
Nos três minutos finais do filme Gravidade o maior dos dramas humanos. Sua suposta importância, porém insignificância para o universo e a necessidade profunda que possui deste planeta. O filme resgata algumas das reflexões filosóficas já feitas por "2001 uma Odisseia no Espaço" de Stanley Kubrick quarenta anos antes. E a maior de todas as conclusões ao meu ver. O ser humano dotado de grande inteligência é dos seres vivos deste planeta o mais solitário, seja no espaço seja em seu habitat.

                                                    

Outubro 6 - Crises e mais crises da Educação. (22/10)

Cara! O que fizeram com nossas escolas? Olha só essa! Segundo Huberto Rohden; "Não existe crise na educação do Brasil e nem em qualquer parte do mundo. O que existe é uma deplorável ausência da verdadeira educação." Fato. Como podemos tratar de crise de algo que talvez nem exista? Ouço diariamente: "olha como os alunos perderam a educação!" Mas segundo Rohden, pergunto. Como alguém perdeu algo que talvez nunca teve?


Novembro - Detonando "companheiros"... (19/10)

Nos anos 80, quando o partido do senhor Lula & Cia., era um autêntico movimento das massas, representação dos trabalhadores do país, participei de mais de um "curso de formação" (doutrinação) política dada por membros da corja. Diziam aos quatro ventos; "tudo é política!" Em "tudo há política...", "somos seres políticos", "tudo que fazemos é política..." Passadas décadas, ícones desta época estão em cana. E todos de punho cerrado bradam: "Estou sendo preso por um ato político...!" Oras seus canalhas? Era pra ser diferente? Apodreçam na cadeia!


Novembro 2 - Politizando o Facebook. (20/10)

Olha o ponto em que chegamos. As mazelas, os crimes, os mensalões e a "cabrita" com as canalhices dos tucanos agora se tornam a defesa dos condenados do PT. Se comparam com outros criminosos e choramingam a letargia da justiça. "Somos canalhas, mas eles também são. Vocês não vão condena-los também?" A política no Brasil virou conversa de bêbados em um boteco qualquer. A ética, a justiça e a concepção de moralidade e lisura com a coisa pública parecem sepultadas de vez. Tucanos e petistas são farinhas do mesmo saco! Ué Brasil, você não tinha acordado? Balelas pífias!


Continua


A verdadeira retrospectiva 2013. Parte 2.

O Facebook oferece um aplicativo que seleciona o que de melhor postamos lá! Fiz uma seleção de posts que considero relevantes. Passei a interagir nesta rede social tendo em vista que a maioria dos internautas quase não leem mais os blogs independentes. Mas continuamos firmes aqui! Eis a parte 2 da retrospectiva.

Julho III - O "invocadinho" crítico musical. (07/07)

"Solto" pelos sebos da cidade, cinquentão e fã da trash music dos anos 80 se depara com uma raridade. Definitive Collection da Nina Hagen! Em casa, Cosma Shiva, New York / N.Y, Change, Universelles Radio e Word Now no volume 70!! Vizinho amante de música sertaneja atual, não suportando o som alucinante da roqueira alemã é internado às pressas. KKKKKKKKKKKKK

                                             Foto: "Solto" pelos sebos da cidade, cinquentão e fã da trash music dos anos 80 se depara com uma raridade. Definitive Collection da Nina Hagen! Em casa, Cosma Shiva, New York / N.Y, Change, Universelles Radio e Word Now no volume 70!! Vizinho amante de música sertaneja atual, não suportando o som alucinante da roqueira alemã é internado às pressas. KKKKKKKKKKKKK

Julho IV - O "crítico" literário. (12/07)

Nem tanto! Sensação na conclusão de três dias de leitura do "Manifesto do Nada na Terra do Nunca", Lobão, Editora Nova Fronteira. Pela choradeira de um bando de artistas e "intelectuais" tinha a expectativa que o livro era uma "metranca giratória" (como dizem a molecada por aí). Mas nem tanto. Aliás, a frase mais pesada de Lobão em 2013, não li no livro e sim na entrevista que ele deu para a Rolling Stone na edição de Maio. "A pior forma de solidão é ficar rodeado de imbecis por todos os lados." O livro tem seus altos e baixos e não possui uma linearidade de ideias. Reconta alguns fatos pitorescos com o roqueiro e desanca com o "status quo" da cultura nacional. Ah! Vou escrever mais sobre o livro no meu blog. Dá uma passadinha lá!

                                     Foto: Nem tanto! Sensação na conclusão de três dias de leitura do "Manifesto do Nada na Terra do Nunca", Lobão, Editora Nova Fronteira. Pela choradeira de um bando de artistas e "intelectuais" tinha a expectativa que o livro era uma "metranca giratória" (como dizem a molecada por aí). Mas nem tanto. Aliás, a frase mais pesada de Lobão em 2013, não li no livro e sim na entrevista que ele deu para a Rolling Stone na edição de Maio. "A pior forma de solidão é ficar rodeado de imbecis por todos os lados." O livro tem seus altos e baixos e não possui uma linearidade de ideias. Reconta alguns fatos pitorescos com o roqueiro e desanca com o "status quo" da cultura nacional. Ah! Vou escrever mais sobre o livro no meu blog. Dá uma passadinha lá!

Julho V - "Plantão Policial!" (29/07)

O "malandrão", manifestante, "passeateiro" e vândalo que se infiltrou nos movimentos de massa em junho, odeia partidos, sindicatos e demais instituições organizadas. Aí, o otário sai para detonar tudo que encontra pela frente! Fica a mercê da reação policial. E pior! Sem qualquer cobertura jurídica. O mané que for pego detonando patrimônio responde juridicamente e financeiramente pelos estragos. Sem proteção judicial. Em movimentos organizados por instituições políticas e sindicais há a presença de um corpo jurídico para monitorar os exageros. Os "malandrões" de agora tem que se virarem sozinhos contra a sanha do estado para aliviar os incontáveis custos do vandalismo! Otários!

Julho VI - Comentando uma das melhores animações do ano no cinema. (30/07)

É verdade que o roteiro é bem fraquinho em relação ao primeiro filme. Mas essa seqüência é absurdamente mais engraçada. Apesar de Gru ser o protagonista, os Minions "roubam" a cena do início do filme ao final dos créditos. Até acho que eles podem ter carreira solo e produzirem um musical só deles! Rssss. O "estabanamento" e o dialeto incompreensível deles lembram muito os de "certos ministros" de um país ao sul da América! Se a "malandragem" do Sully lembrou muito o "jeitinho brasileiro" em Universidade Monstros S.A., os ajudantes de Gru tem identidade tupiniquim com certeza! De um jeito ou de outro, duas excelentes dicas de cinema nestas férias de julho. Ah! Ía esquecendo... Façam uma visitinha no meu blog...

                                   

Julho VII - Nocauteando o Aranha. (15/07)

Bobalhão! Nunca! Mas nunca mesmo, vi uma luta de UFC/MMA! Aliás, o único esporte que via pela TV eram as corridas de F1/FIndy. No entanto, a coisa anda tão "fake!", que não perco tempo. Os espetáculos horrendos destas lutas, que por vezes terminam em muito derramamento de sangue, incitam meu cérebro a fazer conexões com essa nova estética da violência. Foucault escreveu que "o suplício repousa na arte quantitativa do sofrimento..." Ou seja, neguinho apanha no octógono e a dor deve de alguma forma resvalar no sujeito que assiste isso. Até se acostuma porque a violência está na porta de casa. O lutador brasileiro "pop" de UFC, levou uma "sova" de um gringo no último 6. O tema virou "hit" nas revistas semanais e nas redes sociais. Foi um vexame. Hilário e patético a forma como o sujeito desdenhou do oponente! Cara amassada! Caiu de braços abertos permitindo uma chuva de socos! Mesmo assim embolsou 1,3 milhão. Outro palhaço que vence na vida sem enfrentar os bancos escolares. A "dureza" das "dps" da facu! O Brasil é mesmo um país de panacas! Melhor dizendo, um país onde a política, a cultura e o esporte "fabricam" calhordas. Neguinho faz SENAI e se torna presidente! Dá meia dúzia de "olés" e vira jogador de futebol famoso. Aprende a dar boas "porradas" e vira lutador famoso. Balbucia grunhidos no microfone e "vira funkeiro". Todos ganhando montanhas de dinheiro e tendo pleno reconhecimento social. Ah já sei! Temos que "valorizar nossa cultura", "nosso esporte", "é um pobre que venceu na vida.." Ah que porre!!!!!!

Agosto - Pedido para "parar!..." (19/08)

Continua

A verdadeira retrospectiva 2013. Parte 1

O Facebook oferece um aplicativo que seleciona o que de melhor postamos lá! Fiz uma seleção de posts que considero relevantes. Passei a interagir nesta rede social tendo em vista que a maioria dos internautas quase não leem mais os blogs independentes. Mas continuamos firmes aqui!

Abril - "O crítico da crítica!" (08/04)
Na boa, velhos amigos....! Esse negócio de Facebook já deu o que tinha que dar. Banalizou geral. Modernizaram o sistema, "linkando" com tudo quanto é mídia, mas o que se escreve, o que se pensa a respeito dos temas aqui tratados relega o mundo a um plano tão miserável que anos de leitura e pesquisa são transformados em sandices desconexas, expressões infantis vindas de marmanjos, atrocidades adolescentes com o nosso idioma e demais crimes contra o bom senso (com "s", tá?) Algo meio acéfalo. Papinho de rede social e seu pseudo utilitarismo pós moderno. Êca! Envelheci geral."
Abril II - "O politicamente incorreto!" (09/04)
Fala sério mano? Sei que criticar a Veja é malhar Judas (todo ano ele volta...) à toa... Mas a capa da reportagem da semana é um insulto a inteligência de um setor esclarecido da sociedade. Compreendo que a Veja quer formar opiniões, deve seguir linhas e tendências do "status quo" político, mas vem cá? Quer dizer que anunciar o casamento da dona Daniela Mercury torna "a questão da união homossexual" inadiável? Ah fala sério meu? "Questão inadiável", no Brasil? Ah desculpa aí..., "desimportante então a guerra civil que trucida milhares de pessoas todo ano, fruto de uma violência sem limites...," "desimportante então, "adiável", rever as leis civis frouxas que mantém criminosos à solta e pouco punidos...", "adiável então dona Veja, tratar do genocídio de brasileiros no trânsito todo ano, fruto da boçalidade de formação do sujeito que foge da escola, sabe pouco das leis de trânsito e mesmo assim porque aprendeu a dirigir acha-se apto a circular por aí babando sua selvageria cultural no volante..." Creio que após os nobres deputados e senadores derem conta destas questões, quem sabe a questão da capa tenha alguma importância para o conjunto da sociedade....

                                         Foto: Fala sério mano? Sei que criticar a Veja é malhar Judas (todo ano ele volta...) à toa... Mas a capa da reportagem da semana é um insulto a inteligência de um setor esclarecido da sociedade. Compreendo que a Veja quer formar opiniões, deve seguir linhas e tendências do "status quo" político, mas vem cá? Quer dizer que anunciar o casamento da dona Daniela Mercury torna "a questão da união homossexual" inadiável? Ah fala sério meu? "Questão inadiável", no Brasil? Ah desculpa aí..., "desimportante então a guerra civil que trucida milhares de pessoas todo ano, fruto de uma violência sem limites...," "desimportante então, "adiável", rever as leis civis frouxas que mantém criminosos à solta e pouco punidos...", "adiável então dona Veja, tratar do genocídio de brasileiros no trânsito todo ano, fruto da boçalidade de formação do sujeito que foge da escola, sabe pouco das leis de trânsito e mesmo assim porque aprendeu a dirigir acha-se apto a circular por aí babando sua selvageria cultural no volante..." Creio que após os nobres deputados e senadores derem conta destas questões, quem sabe a questão da capa tenha alguma importância para o conjunto da sociedade....
Maio - O "detona" companheira. (20/05)
Bacaninha essa verborragia dos intelectuais do PT. Sustentados por teorias sócio-filosóficas dão as costas para algumas realidades. Quem sou eu para debater a altura com a eminência da Filosofia das hordas petistas, referendada pelo status de acadêmica, escritora e palestrante para as mais "finas" camadas de nossa intelectualidade, inclusive a "classe média" que a nobre tanto desanca! Seria bom a senhora Chauí consultar os intelectuais petistas da área econômica! A "distribuição de renda" apregoada pelo grão mestre mor petista, senhor Lula, foi financiada pela maior tunga da história extraindo dessa classe média fascista! Além de "repassar verbas" em bolsas distribuídas a critérios duvidosos, essa "maldita" classe média teve seus impostos triplicados pra sustentar legiões de pobres e miseráveis, eleitores do PT, diga-se de passagem! Sem contar a máfia de políticos néscios que criaram o Mensalão! Ah! Mas isso deve ser "mentira" da Veja, não é senhora Chauí? Essa mídia "perversa" que persegue a classe trabalhadora agora encastelada por uma década no poder. Já admirei a senhora Chauí como alguns intelectuais do PT. Mas me enoja essas cabeças brilhantes jogarem no lixo o senso crítico e defender sandices como a que se ouve da filosofa. Ah! Mas eu sou classe média! Devo aos olhos dessa gente ser um sujeito desprezível de direita. Pois é! O Brasil tem apenas algumas "saídas", minha gente. Aeroportos, portos e algumas rodovias para o Paraguai, Bolívia, Argentina...
                                
Junho - O "sociólogo de boteco." (19/06)
"Dizem que ela existe
Prá proteger!
Eu sei que ela pode
Te parar!
Eu sei que ela pode
Te prender!..."
Polícia - Titãs (álbum Cabeça Dinossauro 198666666666666666666!!!!!!!!)
Tá vendo? Não te falei que "tudo parou nos anos 80?" ou então Marx tinha razão; "A história acontece primeiro como tragédia, depois se repete como farsa."



Junho II - O metido a "intelectual!" 20/06

Parece novo! Mas não é! Robert Kurz, outro teórico das transições históricas fruto dos movimentos sociais, escreveu: "Assim, o grito por uma "autêntica" economia de mercado mobiliza a esperança das massas quanto a uma elevação rápida do nível de vida. Tudo, mas tudo mesmo, parece ser melhor do que o status quo; ninguém quer outra coisa além de finalmente poder comprar algo com seu dinheiro e finalmente sair da economia de escassez desgastante, da monotonia cotidiana da socialização de caserna e da caça cansativa a negócios de troca em espécie e de mercado negro." (O Colapso da Modernização, editora Paz e Terra)
                                                   Foto: Parece novo! Mas não é! Robert Kurz, outro teórico das transições históricas fruto dos movimentos sociais, escreveu: "Assim, o grito por uma "autêntica" economia de mercado mobiliza a esperança das massas quanto a uma elevação rápida do nível de vida. Tudo, mas tudo mesmo, parece ser melhor do que o status quo; ninguém quer outra coisa além de finalmente poder comprar algo com seu dinheiro e finalmente sair da economia de escassez desgastante, da monotonia cotidiana da socialização de caserna e da caça cansativa a negócios de troca em espécie e de mercado negro." (O Colapso da Modernização, editora Paz e Terra)

Junho III - O "antropólogo!" (24/06)

Somos conhecidos pelo "jeitinho" brasileiro. Furamos fila. Avançamos o sinal vermelho, estacionamos em locais proibidos e anualmente superamos nossos próprios recordes em acidentes de trânsito. Chegamos atrasados no trabalho e até em compromissos pessoais. Inventamos desculpas pra tudo que é "mancada!" Dirigimos alcoolizados. O bafômetro é uma "agressão" do estado contra nossas liberdades individuais. Culpamos as escolas pela falta de educação dos adolescentes! Contamos com as bolsas oficiais, seguros financeiros do estado e subsídios pra tudo! Somos um povo que lê pouco, mas muito pouco, estudamos menos do que deveríamos e cultuamos acéfalos como jogadores de futebol, cantores sertanejos, pagodeiros e pseudo artistas. Idolatramos novelas e cremos que o rompimento de certas bases sociais que desagregam as famílias são símbolos de pós modernidade. Ah! Mas agora exigimos o fim da corrupção! O fim dos desvios de verba! O fim dos aumentos! E exigimos a retirada das PEC 33 e 37! Vamos pras ruas exigir nossos "direitos!" Deveres? Ah! Vê se não enche!


Julho - "O historiador aposentado!" (04/07)

Se você lê jornal de vez em quando. Se você se atreve a comprar ou dar uma "espiada" na banca mesmo em alguma revista semanal. Se você tenta assistir pelo menos um telejornal por dia. Então deve se lembrar que "Primavera Árabe" foi o "grito" de vários povos árabes por democracia. Em especial na Turquia e Egito. Empolgadinhos de plantão nesta panaceia virtual, deram CtrlALTC/CtrlALTV no termo "Primavera Árabe" às manifestações no Brasil (junho/2013)! Bom, depois dos eventos de 3 de julho em terras egípcias quero ver se alguém se atreve a manter a comparação. Ah meu Deus! Como faz falta para esse "povo" umas boas aulas de História!

                                  Foto: Se você lê jornal de vez em quando. Se você se atreve a comprar ou dar uma "espiada" na banca mesmo em alguma revista semanal. Se você tenta assistir pelo menos um telejornal por dia. Então deve se lembrar que "Primavera Árabe" foi o "grito" de vários povos árabes por democracia. Em especial na Turquia e Egito. Empolgadinhos de plantão nesta panaceia virtual, deram CtrlALTC/CtrlALTV no termo "Primavera Árabe" às manifestações no Brasil (junho/2013)! Bom, depois dos eventos de 3 de julho em terras egípcias quero ver se alguém se atreve a manter a comparação. Ah meu Deus! Como faz falta para esse "povo" umas boas aulas de História!
Continua...