O Facebook oferece um aplicativo que seleciona o que de melhor postamos lá! Fiz uma seleção de posts que considero relevantes. Passei a interagir nesta rede social tendo em vista que a maioria dos internautas quase não leem mais os blogs independentes. Mas continuamos firmes aqui!
Abril - "O crítico da crítica!" (08/04)
Na boa, velhos amigos....! Esse negócio de Facebook já deu o que tinha que dar. Banalizou geral. Modernizaram o sistema, "linkando" com tudo quanto é mídia, mas o que se escreve, o que se pensa a respeito dos temas aqui tratados relega o mundo a um plano tão miserável que anos de leitura e pesquisa são transformados em sandices desconexas, expressões infantis vindas de marmanjos, atrocidades adolescentes com o nosso idioma e demais crimes contra o bom senso (com "s", tá?) Algo meio acéfalo. Papinho de rede social e seu pseudo utilitarismo pós moderno. Êca! Envelheci geral."
Abril II - "O politicamente incorreto!" (09/04)
Fala sério mano? Sei que criticar a Veja é malhar Judas (todo ano ele volta...) à toa... Mas a capa da reportagem da semana é um insulto a inteligência de um setor esclarecido da sociedade. Compreendo que a Veja quer formar opiniões, deve seguir linhas e tendências do "status quo" político, mas vem cá? Quer dizer que anunciar o casamento da dona Daniela Mercury torna "a questão da união homossexual" inadiável? Ah fala sério meu? "Questão inadiável", no Brasil? Ah desculpa aí..., "desimportante então a guerra civil que trucida milhares de pessoas todo ano, fruto de uma violência sem limites...," "desimportante então, "adiável", rever as leis civis frouxas que mantém criminosos à solta e pouco punidos...", "adiável então dona Veja, tratar do genocídio de brasileiros no trânsito todo ano, fruto da boçalidade de formação do sujeito que foge da escola, sabe pouco das leis de trânsito e mesmo assim porque aprendeu a dirigir acha-se apto a circular por aí babando sua selvageria cultural no volante..." Creio que após os nobres deputados e senadores derem conta destas questões, quem sabe a questão da capa tenha alguma importância para o conjunto da sociedade....
Maio - O "detona" companheira. (20/05)
Bacaninha essa verborragia dos intelectuais do PT. Sustentados por teorias sócio-filosóficas dão as costas para algumas realidades. Quem sou eu para debater a altura com a eminência da Filosofia das hordas petistas, referendada pelo status de acadêmica, escritora e palestrante para as mais "finas" camadas de nossa intelectualidade, inclusive a "classe média" que a nobre tanto desanca! Seria bom a senhora Chauí consultar os intelectuais petistas da área econômica! A "distribuição de renda" apregoada pelo grão mestre mor petista, senhor Lula, foi financiada pela maior tunga da história extraindo dessa classe média fascista! Além de "repassar verbas" em bolsas distribuídas a critérios duvidosos, essa "maldita" classe média teve seus impostos triplicados pra sustentar legiões de pobres e miseráveis, eleitores do PT, diga-se de passagem! Sem contar a máfia de políticos néscios que criaram o Mensalão! Ah! Mas isso deve ser "mentira" da Veja, não é senhora Chauí? Essa mídia "perversa" que persegue a classe trabalhadora agora encastelada por uma década no poder. Já admirei a senhora Chauí como alguns intelectuais do PT. Mas me enoja essas cabeças brilhantes jogarem no lixo o senso crítico e defender sandices como a que se ouve da filosofa. Ah! Mas eu sou classe média! Devo aos olhos dessa gente ser um sujeito desprezível de direita. Pois é! O Brasil tem apenas algumas "saídas", minha gente. Aeroportos, portos e algumas rodovias para o Paraguai, Bolívia, Argentina...
Junho - O "sociólogo de boteco." (19/06)
"Dizem que ela existe
Prá proteger!
Eu sei que ela pode
Te parar!
Eu sei que ela pode
Te prender!..."
Polícia - Titãs (álbum Cabeça Dinossauro 198666666666666666666!!!!!!!!)
Tá vendo? Não te falei que "tudo parou nos anos 80?" ou então Marx tinha razão; "A história acontece primeiro como tragédia, depois se repete como farsa."
Te parar!
Eu sei que ela pode
Te prender!..."
Polícia - Titãs (álbum Cabeça Dinossauro 198666666666666666666!!!!!!!!)
Tá vendo? Não te falei que "tudo parou nos anos 80?" ou então Marx tinha razão; "A história acontece primeiro como tragédia, depois se repete como farsa."
Junho II - O metido a "intelectual!" 20/06
Parece novo! Mas não é! Robert Kurz, outro teórico das transições históricas fruto dos movimentos sociais, escreveu: "Assim, o grito por uma "autêntica" economia de mercado mobiliza a esperança das massas quanto a uma elevação rápida do nível de vida. Tudo, mas tudo mesmo, parece ser melhor do que o status quo; ninguém quer outra coisa além de finalmente poder comprar algo com seu dinheiro e finalmente sair da economia de escassez desgastante, da monotonia cotidiana da socialização de caserna e da caça cansativa a negócios de troca em espécie e de mercado negro." (O Colapso da Modernização, editora Paz e Terra)
Junho III - O "antropólogo!" (24/06)
Somos conhecidos pelo "jeitinho" brasileiro. Furamos fila. Avançamos o sinal vermelho, estacionamos em locais proibidos e anualmente superamos nossos próprios recordes em acidentes de trânsito. Chegamos atrasados no trabalho e até em compromissos pessoais. Inventamos desculpas pra tudo que é "mancada!" Dirigimos alcoolizados. O bafômetro é uma "agressão" do estado contra nossas liberdades individuais. Culpamos as escolas pela falta de educação dos adolescentes! Contamos com as bolsas oficiais, seguros financeiros do estado e subsídios pra tudo! Somos um povo que lê pouco, mas muito pouco, estudamos menos do que deveríamos e cultuamos acéfalos como jogadores de futebol, cantores sertanejos, pagodeiros e pseudo artistas. Idolatramos novelas e cremos que o rompimento de certas bases sociais que desagregam as famílias são símbolos de pós modernidade. Ah! Mas agora exigimos o fim da corrupção! O fim dos desvios de verba! O fim dos aumentos! E exigimos a retirada das PEC 33 e 37! Vamos pras ruas exigir nossos "direitos!" Deveres? Ah! Vê se não enche!
Julho - "O historiador aposentado!" (04/07)
Se você lê jornal de vez em quando. Se você se atreve a comprar ou dar uma "espiada" na banca mesmo em alguma revista semanal. Se você tenta assistir pelo menos um telejornal por dia. Então deve se lembrar que "Primavera Árabe" foi o "grito" de vários povos árabes por democracia. Em especial na Turquia e Egito. Empolgadinhos de plantão nesta panaceia virtual, deram CtrlALTC/CtrlALTV no termo "Primavera Árabe" às manifestações no Brasil (junho/2013)! Bom, depois dos eventos de 3 de julho em terras egípcias quero ver se alguém se atreve a manter a comparação. Ah meu Deus! Como faz falta para esse "povo" umas boas aulas de História!
Continua...
Nenhum comentário:
Postar um comentário